quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vítimas belgas de abusos apresentam ação contra a Santa Sé


Cerca de 80 supostas vítimas de abusos sexuais cometidos por religiosos na Bélgica apresentaram uma ação judicial contra a Santa Sé e contra os mais altos membros da Igreja Católica de seu país, anunciaram nesta quarta-feira seus advogados.

Este "grupo de vítimas de abusos sexuais cometidos na Igreja quer que a Santa Sé, os bispos belgas e os superiores religiosos compareçam diante do tribunal de primeira instância de Gand (oeste)", explicou durante uma entrevista coletiva à imprensa um dos advogados, Walter Van Steenbrugge.

A Santa Sé é "a administração central da Igreja Católica Romana" e "a encarnação do papado", explicou Van Steenbrugge.

O Papa "nomeia os bispos e a autoridade sobre eles, o que o torna responsável por seus erros.

Ele também pode ser considerado responsável por seus próprios erros: ele não quis intervir pessoalmente para dar instruções, o que permitiu que os abusos continuassem e se agravassem", prosseguiu.

O Tribunal de Gand deve fixar em setembro um calendário de audiências, acrescentou, explicando que o processo poderá levar anos.

Depois de Estados Unidos, Irlanda e Alemanha, a Igreja Católica belga foi sacudida por escândalos de pedofilia.

As queixas se acumularam contra a Igreja após as confissões do bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, que deixou o posto depois de ter admitido atos de pedofilia.




FONTE: UOL / AFP / Em Gante (Bélgica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.