quarta-feira, 23 de março de 2011

Sexo pode desencadear infarto em sedentários


Sexo e exercício aumentam em três vezes o risco de infarto em pessoas que não têm costume de realizar qualquer uma dessas atividades.

O risco é baixo, mas serve de alerta para que os sedentários mudem seus hábitos de forma gradual.

Pessoas que se exercitam têm risco muito menor de sofrer infarto logo após atividade sexual ou física, diz o autor da pesquisa, Issa Dahabreh, do Centro Médico Tufts, em Boston.

O estudo, publicado hoje no "Journal of the American Medical Association", revisa resultados de 14 pesquisas, envolvendo 6.000 pessoas.

Os trabalhos investigaram o que os pacientes estavam fazendo entre até duas horas antes de sofrerem o infarto e compararam isso às atividades deles em dias normais.

"Manter-se ativo é pré-condição para uma vida sexual longa e saudável. Se isso não motivar as pessoas a se exercitar, o que vai?", diz Mercedes Carnethon, da Universidade Northwestern.




FONTE: FOLHA.COM / DA ASSOCIATED PRESS
Mais da metade dos bipolares não recebe tratamento


Mapeamento mundial sobre transtorno bipolar mostra que menos da metade dos doentes recebe tratamento.
A pesquisa avaliou mais de 60 mil pessoas em 11 países como Brasil, EUA e China, das quais 2,4% apresentavam o transtorno. O resultado foi publicado no "Archives of General Psychiatry".

Os pesquisadores escolheram amostras aleatórias em suas regiões e fizeram entrevistas com base em critérios da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico.

O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações de humor entre euforia (ou mania) e depressão. Pode causar irritabilidade, agressividade e ideias suicidas.

BRASIL

Apesar da gravidade dos sintomas, só 42,7% das pessoas diagnosticadas no mapeamento estavam sendo tratadas por um especialista. No grupo de países que incluía o Brasil, esse índice era ainda menor: 33,9%.

"A pessoa não tem acesso ao sistema de saúde, ou acha que os sintomas são resultado do uso de drogas", diz a psiquiatra Laura Helena de Andrade, coordenadora de epidemiologia do Instituto de Psiquiatria da USP e responsável pela coleta de dados na Grande São Paulo.

Segundo ela, é comum um bipolar receber diagnóstico de depressão, porque a manifestação de euforia pode ser mais leve. "E é muito mais comum a pessoa só ir buscar tratar a depressão, porque ela incomoda mais. Mas, se o médico ministrar antidepressivos, pode desencadear episódios de mania, com aumento da irritabilidade", diz.

Segundo o estudo, esse transtorno é mais incapacitante do que cada um dos tipos de câncer, e mais até que Alzheimer. Bipolares sofrem por mais anos com os prejuízos do transtorno, em comparação aos outros doentes.

O dado foi extraído de um relatório da OMS segundo o qual a bipolaridade representa 0,9% das doenças incapacitantes, logo à frente do Alzheimer, com 0,8%.

"A pessoa já começa a ter problemas na adolescência ou no começo da vida adulta e, ao longo do tempo, vai perdendo habilidades como capacidade de raciocínio, memória e concentração", diz o psiquiatra Ricardo Moreno, que coordena o programa de transtornos afetivos do Instituto de Psiquiatria.

O psiquiatra Eduardo Tischer, da Unifesp, acrescenta: "A doença é crônica, e leva meses para que o paciente consiga se restabelecer. Enquanto isso, ele sofre prejuízos no trabalho e suas relações familiares pioram".

O não tratamento só piora os sintomas. "A pessoa tem mais chances de recorrer a drogas, álcool e de cometer suicídio", afirma Tischer.

FONTE: FOLHA.COM / GUILHERME GENESTRETI - DE SÃO PAULO


Bipolar pode ter problemas com drogas e álcool

Além de destacar a taxa de prevalência da doença, o levantamento encontrou outros problemas mentais associados à bipolaridade.

Três quartos das pessoas que tinham o distúrbio apresentavam também outra condição psiquiátrica, como ansiedade e abuso de álcool e drogas.

Para Ricardo Moreno, o consumo dessas substâncias se explica pela alta impulsividade, especialmente durante a mania.

Além disso, 16% dos bipolares já tentaram suicídio alguma vez na vida.

"O risco é maior porque a depressão bipolar costuma ser mais grave e, geralmente, associada a comportamentos impulsivos", diz Andrade.


FONTE: FOLHA.COM / DE SÃO PAULO

Câmara deve votar hoje o fim das prisões especiais

 

O projeto que acaba com a prisão especial para pessoas com diploma de nível superior deve ser votado nesta quarta-feira na Câmara. 


A proposta também acaba com esse tipo de prisão para detentores de cargos e mandatos eletivos. 


O projeto faz parte de um conjunto de medidas propostas para a reforma do Código do Processo Penal.

 

Pelo proposta, a prisão especial só poderá ser feita se houver risco de morte ou à integridade física e psíquica do preso, reconhecido por autoridade judicial ou policial.

 

Além do fim da prisão especial, o projeto prevê ainda novas medidas cautelares que podem ser impostas pelos juízes nos casos em que não couber prisão preventiva. 


Uma delas é o uso da monitoração eletrônica para acompanhar os condenados em regime semiaberto.

 

Os deputados também deverão votar outro projeto que altera o Código de Processo Penal. A proposta, de autoria do Senado, desconta um dia de pena para cada 12 horas de estudo do preso estudante. O benefício será válido para presos do regime aberto ou semiaberto.

 

A proposta determina também o aumento de um terço no tempo descontado se o preso terminar o ensino fundamental, médio ou superior durante o cumprimento da pena. Entretanto, se cometer falta grave, poderá revogar até um terço do tempo descontado.

 

Atualmente, a Lei de Execução Penal prevê o desconto de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

 

A votação das duas matérias é resultado de acordo de líderes. Os dois projetos têm o apoio do Ministério da Justiça.




FONTE: FOLHA.COM / DA AGÊNCIA BRASIL - DE SÃO PAULO
Dengue causa morte de mais uma criança no Estado do Rio


Mais uma criança morreu no Estado do Rio vítima da dengue. Maria Clara Silva Martins, de 1 ano e 9 meses, moradora de Nova Iguaçu, não resistiu e morreu nesta terça-feira (22) em um hospital em Santa Cruz (zona oeste do Rio).

Foi a 14ª morte no Estado no ano. Dois dias antes, um bebê de nove meses também morreu por conta da doença.

No Estado inteiro, já são mais de 20 mil casos registrados em 2011. Quatro municípios (Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua e Magé) são considerados em estado de epidemia.


Prefeitura muda avaliação e diz não ter surto de dengue no Rio


A Prefeitura do Rio passou a considerar que nenhum bairro da cidade está atualmente sob surto de dengue ao alterar os critérios para definir essa condição.

Pelos critérios tradicionais, seguidos inclusive pelo Ministério da Saúde, de 300 casos para até 100 mil habitantes, 14 bairros da cidade estão hoje em surto. A prefeitura disse, no entanto, ter optado por uma metodologia "mais moderna", que considera a curva de crescimento de casos nas últimas cinco semanas.

Segundo a prefeitura, nenhum desses 14 bairros --Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Anil, Rio Comprido, Cosme Velho, Santa Teresa, Catumbi, Centro, Saúde, Santo Cristo, Bonsucesso, Cocotá, Acari e Paquetá-- apresentou crescimento de número de casos nesse período.

A prefeitura, disse, porém, ter reforçado suas ações de combate à dengue para evitar a disseminação de casos.

Já foram registrados neste ano no Rio 8.315 casos de dengue, número que já supera a soma dos registros na cidade entre 2009 e 2010, que foi de 5.843. Houve seis mortes.

No Estado inteiro, já são mais de 20 mil casos registrados em 2011. Quatro municípios (Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua e Magé) são considerados em estado de epidemia.



FONTE: FOLHA.COM

Aviões da coalizão atacam tropas de Gaddafi em Misrata



Os aviões da coalizão internacional na Líbia bombardearam nesta quarta-feira as forças do ditador Muammar Gaddafi perto da cidade de Misrata, onde rebeldes da oposição enfrentam uma forte ofensiva. Ao menos 90 teriam morrido no ataque.

Gaddafi mantém tanques e franco-atiradores no centro de Misrata, a terceira maior cidade do país. Os rebeldes, que têm conseguido manter o controle, relatam um massacre, com atiradores matando até mesmo médicos que aplicam os primeiros-socorros em feridos. Os hospitais, relatam testemunhas, estão lotados e muitos feridos aguardam no chão por tratamento.

"O aviões aliados bombardearam duas vezes até agora. Às 0h45 (19h45 de terça-feira em Brasília) e depois novamente menos de duas horas atrás", disse um morador local Saadoun, citado à agência de notícia Reuters.

"Eles [as forças pró-Gaddafi] não dispararam uma única vez desde o ataque aéreo", comemorou.

Outro morador disse que os ataques atingiram uma base, ao sul de Misrata, onde as forças Gaddafi estão abrigadas.

Mais cedo, testemunhas na cidade relataram clima de medo. "As pessoas estão vivendo em um estado de medo. A eletricidade foi cortada, a água foi cortada".

Somente nesta terça-feira, disparos de atiradores e de obuses mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, informou à France Presse um médico de um hospital da cidade.

Essas missões de bombardeio de precisão podem ser dirigidas de longa distância, com sistemas eletrônicos. Às vezes, eles usam informações de rebeldes na zona-alvo ou das forças especiais das patrulhas de reconhecimento de longo alcance para orientar os aviões.

Além de impor a zona de restrição aérea, a operação internacional Aurora da Odisseia tem como objetivo proteger os civis líbios da repressão violenta das forças de Gaddafi. Os tanques do ditador em Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país, foram o primeiro alvo da ofensiva, ainda no sábado (19).

Mesmo antes do ataque em Misrata, o almirante americano Peg Klein disse que aviões seriam enviados para atacar tanques de Gaddafi.

"Algumas dessas cidades ainda têm tanques avançando sobre eles, para atacar o povo líbio", disse Klein, comandante do grupo de ataque expedicionário a bordo do USS Kearsarge.

Citando ordens do presidente americano e a resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou a intervenção, o almirante afirmou que os tanques são o alvo dos aviões dos EUA deslocados na Líbia.

TRÍPOLI

A manhã de quarta-feira (madrugada em Brasília) foi marcada por explosões e artilharia pesada antiaérea na capital da Líbia, Trípoli, aparentemente mais um dia de ofensiva internacional contra as forças de Muammar Gaddafi.

Ao menos duas explosões foram ouvidas antes do amanhecer desta quarta-feira. Segundo a rede de TV CNN, a fonte das explosões e dos tiros não está clara.

Mas a região atingida tem uma grande base militar --um dos alvos prioritários da operação Aurora da Odisseia.

Força aérea líbia foi totalmente destruída, diz comandante britânico

Aviões da coalizão internacional destruíram totalmente a força aérea do ditador líbio, Muammar Gaddafi e voam livremente dentro do espaço aéreo do país, atacando tropas no solo em qualquer local onde a população civil esteja sob ameaça, disse um alto comandante militar britânico nesta quarta-feira.

"Nós estamos agora fazendo pressão incessante sobre as forças armadas líbias", disse o comandante Greg Bagwell, segundo relato por escrito feito em uma base aére no sul da Itália, onde jatos britânicos estão baseados.

"Efetivamente, a força aérea [de Gaddai] não existe mais como força de combate, e o sistema de defesa aérea está gravemente deteriorado, de forma que podemos operar livremente no espaço aéreo livre", escreveu ainda Bagwell.

Ele relatou ainda que devem haver algumas mudanças na estrutura de comando das forças aliadas, mas que a operação continuará de forma semelhante.

Mais cedo hoje, os aviões da coalizão bombardearam as forças de Gaddafi perto da cidade de Misrata, onde rebeldes da oposição enfrentam uma forte ofensiva. Ao menos 90 teriam morrido no ataque.

Gaddafi mantém tanques e franco-atiradores no centro de Misrata, a terceira maior cidade do país. Os rebeldes, que têm conseguido manter o controle, relatam um massacre, com atiradores matando até mesmo médicos que aplicam os primeiros-socorros em feridos. Os hospitais, relatam testemunhas, estão lotados e muitos feridos aguardam no chão por tratamento.

"O aviões aliados bombardearam duas vezes até agora. Às 0h45 (19h45 de terça-feira em Brasília) e depois novamente menos de duas horas atrás", disse um morador local Saadoun, citado à agência de notícia Reuters. "Eles [as forças pró-Gaddafi] não dispararam uma única vez desde o ataque aéreo", comemorou.

Outro morador disse que os ataques atingiram uma base, ao sul de Misrata, onde as forças Gaddafi estão abrigadas.

Mais cedo, testemunhas na cidade relataram clima de medo. "As pessoas estão vivendo em um estado de medo. A eletricidade foi cortada, a água foi cortada".

Somente nesta terça-feira, disparos de atiradores e de obuses mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, informou à France Presse um médico de um hospital da cidade.

TRÍPOLI

A manhã de quarta-feira (madrugada em Brasília) foi marcada por explosões e artilharia pesada antiaérea na capital da Líbia, Trípoli, aparentemente mais um dia de ofensiva internacional contra as forças de Muammar Gaddafi.

Ao menos duas explosões foram ouvidas antes do amanhecer desta quarta-feira. Segundo a rede de TV CNN, a fonte das explosões e dos tiros não está clara.

Mas a região atingida tem uma grande base militar --um dos alvos prioritários da operação Aurora da Odisseia.

GOVERNO REBELDE

Os rebeldes líbios designaram Mahmoud Jabril como chefe de governo interino, no que sinaliza uma mudança na estratégia seguida até agora pelo Conselho Nacional Transitório (CNT), criado em 27 de fevereiro, informou a rede de TV árabe Al Jazeera.

Segundo a TV, o novo presidente provisório, que estava à frente do comitê de crise para assuntos militares e exteriores, assumirá a tarefa de nomear seus ministros. Até agora, Jabril havia desempenhado a representação exterior do CNT e tinha viajado a Paris para se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy --primeiro país a reconhecer oficialmente a autoridade dos rebeldes.

Considerado um reformista, sua designação pode ser interpretada como um passo em busca do reconhecimento exterior, embora até agora os rebeldes tenham evitado essa denominação para tentar diminuir o risco de divisão no país. Sua escolha para liderar o governo provisório sediado em Benghazi, um dos principais redutos rebeldes, representa a existência de dois gabinetes no país.

SEM LIDERANÇA

A falta de organização da revolta e os protestos iniciados em Benghazi em 16 de fevereiro --que um dia depois atingiu o país de leste a oeste-- foram agravados pela ausência de uma liderança clara entre a mobilização opositora na Líbia --que foi assumida provisoriamente por Mustafa Abdel Jalil, ex-ministro da Justiça de Muammar Gaddafi.

No entanto, as dissonâncias fizeram-se evidentes, desde o primeiro momento, por sua particular interpretação das decisões do CNT, cujo vice-presidente e porta-voz oficial, Abdel Hafiz Ghoga, teve de desmenti-lo em várias ocasiões.

Sem o consenso dos demais conselheiros, ele defendeu a aceitação da saída de Gaddafi em troca da garantia de que os rebeldes não levariam o ditadorl à Justiça, proposta que suscitou críticas entre os conselheiros.

À ausência de uma liderança clara, somou-se a descoordenação dos insurgentes, que agiram no plano militar com pouca estratégia, o que ficou evidenciado quando Gaddafi lançou uma contraofensiva e chegou às imediações de Benghazi. As tropas leais ao ditador foram detidas na região pelos ataques aéreos da coalizão internacional.


FONTE: FOLHA.COM / DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS



Radiação aumenta e Tóquio pede que crianças não bebam água de torneira


A radiação por iodo chegou nesta quarta-feira ao dobro do recomendado na capital do Japão, Tóquio, e as autoridades pediram que as crianças não bebam mais a água de torneira. A recomendação causa medo entre os japoneses, após detecção de radiação em leite, vegetais e na água do mar da região próxima à usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Com os temores de uma ampla contaminação por radiação dos alimentos cada vez maiores, os avanços nos esforços para conter o superaquecimento dos seis reatores da usina ainda são lentos.

Depois de toneladas de água lançadas nos reatores para esfriar a piscina de contenção do combustível nuclear usado, uma nuvem de fumaça negra saía nesta quarta-feira do reator número 3, o que obrigou a retirada dos funcionários, anunciou a Tokio Electric Power (Tepco), que administra o local.

A crise nuclear e a devastação causada pelo terremoto de magnitude 9 do último dia 11, seguido por um tsunami, pode ser o desastre natural mais caro do mundo. O governo japonês estimou que a reconstrução do país deve custar até US$ 309 bilhões.

Mas antes da reconstrução, as equipes continuam a busca por vítimas sob os escombros na área devastada. O último balanço da Polícia Nacional indica que mais de 9.400 pessoas morreram e mais de 14.700 estão desaparecidos.

Na capital Tóquio, onde moram cerca de 13 milhões de pessoas, as autoridades detectaram uma concentração de iodo de 210 becquerel por quilo na usina de Kanamachi --que abastece as regiões central e oeste da capital japonesa. O nível é mais que o dobro do limite de 100 becquerel por quilo considerado seguro para as crianças com menos de um ano.

O governo recomendou assim que as crianças de 23 bairros do centro da capital e outros cinco distritos vizinhos (Musashino, Machida, Tama, Mitaka e Inagi) não consumam água de torneira.

A água ainda é segura para os adultos, para quem o limite de iodo é de 300 becquerel por quilo. Mas o temor já se espalhou e os japoneses estão em uma corrida por água mineral nos supermercados --onde o produto está sendo racionado.

"É muito assustador. É como um ciclo vicioso negativo do desastre nuclear", disse Etsuko Nomura, mãe de duas crianças com 2 e 5 anos. "Nós temos leite contaminado e agora água de torneira em Tóquio. Eu fico pensando o que vem a seguir".

As crianças são especialmente vulneráveis ao iodo radioativo, que pode causar câncer de tireoide. Os limites, contudo, se referem ao consumo prolongado da água ou alimento contaminado e as autoridades pediram calma. A orientação é que não se dê mais água de torneira aos bebês, mas não há risco se eles consumiram pequenas quantidades.

"Mesmo se você beber esta água por um ano, não afetará a saúde das pessoas", disse o porta-voz do governo, Yukio Edano.

Especialistas dizem que o iodo-131 se dissipa rapidamente no ar, com metade dele desaparecendo a cada oito dias.

O prefeito de Tóquio, Shintaro Ishihara, pediu "calma" e indicou que as autoridades sanitárias de Tóquio estão medindo a qualidade da água da capital de forma constante.

No último sábado, o governo japonês havia reconhecido que detectara indícios de iodo radioativo na água de Tóquio e em seus arredores, embora em níveis muito abaixo do limite legal.

Nesta quarta-feira, o Executivo japonês recomendou que não sejam consumidas verduras como espinafre, brócolis e couve produzidas na província de Fukushima, onde está localizada a usina nuclear na qual se luta para conter o vazamento radioativo desde o terremoto do dia 11.

Além disso, foi pedido que a população não consuma leite e salsinha da província vizinha de Ibaraki devido a níveis de radiação superiores ao normal. Segundo indicou em entrevista coletiva Yukio Edano, porta-voz do Executivo japonês, se trata de uma medida de precaução.

FUMAÇA

Na usina de Fukushima, os técnicos enfrentam dificuldade de conter as altas temperaturas e pressão nos reatores.

Os técnicos que trabalhavam no reator 3 foram retirados da região nesta quarta-feira devido a uma fumaça preta que começou a sair dessa unidade, uma das mais afetadas pelas explosões da semana passada.

Por volta das 16h30 (4h30 de Brasília), uma espessa fumaça preta foi vista saindo do danificado reator 3 da usina. A operadora disse não saber a origem.

"Não sabemos se a fumaça sai do edifício que protegia a turbina ou da área de confinamento do reator", declarou um porta-voz da Tepco.

Esta é a segunda vez em dois dias em que é observada fumaça escura saindo do reator 3, o que indica, segundo os especialistas consultados pela emissora de TV NHK, que não se trata de vapor d'água.

A unidade 3 é uma das mais perigosas, porque funciona com uma mistura de urânio e plutônio, mais difícil de controlar.

Na noite de terça-feira, os operários da central conseguiram restabelecer a eletricidade do painel de controle da unidade, o que permitiria iniciar algumas funções internas e medir a temperatura e a pressão da instalação.

A região foi afetada ainda por um terremoto nesta quarta-feira. No entanto, não havia informações imediatas de novos danos.

O sismo desta quarta-feira tinha magnitude de 4,7 e profundidade de 10 quilômetros, informou a agência meteorológica do Japão.

VÍTIMAS

Em meio à crise nuclear, o Japão registra 9.408 mortes confirmadas pelo terremoto e tsunami que devastou o leste do país. Além disso, 14.716 pessoas estão oficialmente desaparecidas e 2.746 ficaram feridas.

Milhares de refugiados estão abrigados em instalações provisórias.

O governo japonês, no entanto, teme um aumento do número de vítimas.

Este é o maior desastre natural ocorrido no Japão desde o terremoto de Kanto em 1923, no qual morreram 142.000 pessoas.



FONTE: FOLHA.COM / DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Tragédia custará US$ 309 bi aos cofres públicos do Japão, diz governo


O Banco Central japonês estima que a recuperação nas sete províncias da região nordeste do país atingidas pelo terremoto e pelo tsunami do último dia 11 custe aos cofres públicos mais de US$ 309 bilhões (R$ 512 bilhões).

Com isto, o governo do Japão espera que a taxa de crescimento econômico seja reduzida para 0.5% este ano.

O resultado poderá ser pior, caso persistam os efeitos da crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi. No entanto, segundo o ministro da Economia e Política Fiscal japonês, Kaoru Yosano, a pressão negativa poderá ser neutralizada pelo trabalho de reconstrução das cidades destruídas pelo terremoto e pelo tsunami.

"Há pessoas que acreditam que a economia japonesa poderá afundar", criticou o ministro. Ele afirmou à imprensa que a perda no Produto Interno Bruto (PIB) não será tão grande como dizem os críticos.

"Mas temos de ter em mente que, por causa do terremoto, a produção pode desacelerar numa extensa área e por um período prolongado", acrescentou.

Já o Banco Mundial prevê que a recuperação da economia japonesa ganhará impulso apenas no final do ano, com um prejuízo estimado entre US$ 122 bilhões (R$ 202 bilhões) e US$ 235 bilhões (R$ 390 bilhoes).

"A economia do Japão terá, obviamente, uma queda no primeiro trimestre", disse nesta quarta-feira o economista chefe do Banco Mundial, Justin Lin, durante um fórum econômico na China.

"Após o período de reconstrução, que deve ocupar o segundo e terceiro trimestre, a economia terá um avanço", afirmou.


INDÚSTRIA PARADA

Grandes indústrias japonesas como Sony, Toyota e Honda, anunciaram nesta semana a paralisação da produção, pelo menos até o final do mês.

As principais dificuldades enfrentadas são escassez de peças, problemas de infraestrutura e cortes de energia elétrica.

A Sony, uma das mais afetadas, reduziu a produção em cinco fábricas. "Se a escassez de componentes continuar, nós vamos considerar medidas alternativas, incluindo uma transferência da produção para o exterior", anunciou a empresa em comunicado.

O economista Hideki Matsumura, do Instituto de Pesquisas do Japão, disse à BBC Brasil que, no curto prazo, o nível de atividade da economia japonesa deverá ser fortemente afetado, "principalmente devido à queda nas exportações de carros e de eletrônicos".

Para Matsumura, o setor de serviços também será bastante prejudicado. "As pessoas estão mais 'contidas' e se preservando para um possível período difícil", disse.

Hotéis, restaurantes, parques e campos de golfes já sentem o reflexo. Os dois parques do complexo Tokyo Disney Resort Park, na região metropolitana de Tóquio, por exemplo, continuam fechados por tempo indeterminado.

O setor de luxo, como lojas de grifes, joalherias, relojoarias e revendedoras de carros, segundo Matsumura, também sofrerão uma queda de consumo. "Já os setores de construção civil e de baterias deverão ter um crescimento significativo", afirmou.


ITENS BÁSICOS

Na semana após o terremoto, houve uma corrida aos supermercados e lojas de conveniência para estocar produtos. Arroz, água, pilhas, papel higiênico e outros itens de primeira necessidade sumiram das prateleiras.

Isao Marufushi, proprietário de uma loja de arroz na região metropolitana de Tóquio, diz que vendeu tudo o que tinha em três dias.

"Mas a distribuição já está voltando ao normal", afirmou o comerciante à BBC Brasil. A loja existe há 40 anos e, neste período, ele disse que nunca vendeu todo o estoque. "A população entrou em pânico."




FONTE: FOLHA.COM / BBC BRASIL
Bombeiro salva cachorro com respiração boca a boca


Uma cadela foi ressuscitada com respiração boca a boca por um bombeiro após ser resgatada de um incêndio na cidade de Hull, em Yorshire, oeste do Reino Unido.

Os donos da vira-lata Sunny, Beryl e Ken Honeyball, estavam fora de casa quando um incêndio acidental atingiu a construção.

A cachorra desmaiou intoxicada pela fumaça antes que os bombeiros pudessem resgatá-la.

No entanto, os bombeiros revelaram que um dos oficiais, Mike Dunn, passou meia hora tentando reavivar o animal de estimação após o resgate.

"Entregaram-me o cachorro do lado de fora da casa. Ela não dava sinais de vida, respirava a cada dez segundos. Achei que tinha morrido por causa da fumaça."

"Eu fiz respirações boca a boca e coloquei uma máscara de oxigênio nela por 30 minutos", disse Dunn.

Segundo a imprensa local, Dunn disse que nunca tinha ouvido falar do procedimento em animais, mas que decidiu tentar durante o salvamento.

Ele teria dito ainda que já é alvo de piadas dos colegas por causa da situação inusitada.

Quando Sunny, que tem oito anos, acordou, foi deixada sob o cuidado de vizinhos até que seus donos chegassem.

HERÓI

Depois do incêndio, o bombeiro pediu para ser informado sobre a saúde de Sunny.

"Eu também amo cachorros, tenho um boxer de 8 anos. Estou aliviado porque ela sobreviveu", disse.

Beryl Honeyball, uma aposentada de 71 anos, disse que Mick Dunn é "um herói".

"Deveriam ter dado a ele uma medalha pelo que fez", disse.

O casal Honeyball foi informado sobre o incêndio pelos vizinhos.

"Uma casa é só uma casa, mas não substituiríamos Sunny. Ela fez muita diferença em nossas vidas", disse a mulher.

Segundo os donos, a causa provável do incêndio foi um curto circuito na fiação elétrica da casa.



FONTE: FOLHA.COM / DA BBC BRASIL

Urso polar Knut pode ter morrido de problema cerebral


Knut, o urso polar que virou celebridade e que morreu no fim de semana, pode ter morrido devido a uma desordem cerebral, disse o zoológico de Berlim nesta terça-feira.

Knut tornou-se mundialmente famoso como filhote fofo, mas cresceu e tornou-se um predador de 200 kg. Ele morreu no sábado, diante de visitantes horrorizados no zoológico. Tinha apenas 4 anos de idade.

Com os fãs exigindo saber a razão de sua morte súbita na piscina, o zoo de Berlim pediu uma autópsia ao Instituto Leibniz de Zoologia e Pesquisa com Animais Selvagens.

"Os resultados iniciais mostram anormalidades cerebrais significativas que podem ser vistas como a razão da morte repentina do urso polar", disse o zoo em comunicado.

Knut foi rejeitado por sua mãe e por essa razão foi alimentado por seu tratador, Thomas Doerflein. Milhares de visitantes iam assistir ao tratador e o filhote brincando, e a fama de Knut se espalhou pelo mundo. Doerflein também morreu jovem, em 2008.

Os Correios alemães chegaram a criar um selo em homenagem a Knut, e os suvenires do ursinho geraram grandes negócios. Quando Knut chegou à adolescência, já tinha gerado 5 milhões de euros (US$ 7 milhões) para o zoológico de Berlim.

Uma batalha foi travada por sua guarda. O zoo de Neumuenster disputou sua custódia, ou pelo menos parte dos lucros, porque emprestara o pai de Knut, Lars, ao zoo de Berlim.

O fã-clube de Knut encolheu à medida que o ursinho órfão foi crescendo, e no ano passado um grupo de defesa dos direitos dos animais disse que ele deveria ser castrado, porque era parente da ursa Giovanna, sua "namorada".

O defensor dos direitos dos animais Frank Albrecht, que fez a sugestão, revelou que recebeu muitos telefonemas enfurecidos, incluindo um de um homem dizendo que ele, Albrecht, era quem deveria se castrar.



  
FONTE: FOLHA.COM / DA REUTERS

Notícia divulgada em 22.03.2011
Brasil ganha primeiro site de financiamento coletivo


O Brasil ganhou seu primeiro site de financiamento coletivo (leia-se doação) de projetos. Focada na indústria cultural, a página Incentivador.com aposta que o conceito, enraizado na cultura americana, funcionará por aqui, informa Alec Duarte na coluna Redemoinho do caderno Tec da Folha, desta quarta-feira.

Ainda que o país não tenha cultura de doações, absolutamente ao contrário dos EUA, a simples iniciativa de se tentar captar dinheiro via mobilização e engajamento na internet (contando, para isso, com o poder das redes sociais) já merece um acompanhamento mais de perto.

O crowdfunding funciona assim: os autores dos projetos os descrevem na rede e definem preço e prazo para sua execução. Em troca, oferecem pequenos doces aos doadores (no caso de filme, desde o nome nos créditos até uma participação como figurante, dependendo do montante).

Vai funcionar? Difícil acreditar, mais pela questão cultural e menos pela penetração da web, que também é muito inferior à registrada nos EUA, comenta Duarte (...)



FONTE: FOLHA ONLINE / DE SÃO PAULO

Atriz Elizabeth Taylor morre aos 79 anos


NOVA YORK (Reuters) - A lenda de Hollywood Elizabeth Taylor, ganhadora de dois Oscar e uma das atrizes mais encantadoras do século 20, morreu nesta quarta-feira, aos 79 anos.

Ela morreu no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, rodeada por seus quatro filhos depois de passar seis semanas internada com insuficiência cardíaca, segundo comunicado de sua agente publicitária, Sally Morrison.

"Minha mãe era uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo, com muita paixão, humor, e amor. Apesar de sua morte ser devastadora para aqueles que a mantiveram tão próxima e de forma tão querida, sempre seremos inspirados por sua contribuição duradoura ao nosso mundo", disse em comunicado o filho da atriz Michael Wilding.

FONTE: REUTERS / UOL (Reportagem de Daniel Trotta)



Veja abaixo publicações de famosos sobre a morte da atriz.


"Liz Taylor morreu. Uma das grandes estrelas de cinema, dentro e fora das telas".
Piers Morgan, apresentador de TV

"Descanse em paz, dama Elizabeth Taylor... Como um diamante puro você vai brilhar e brilhar".
Kylie Minogue, cantora

"Descanse em paz, Elizabeth Taylor, certamente a última de uma espécie..."
Stephen Fry, ator

"Elizabeth Taylor descanse em paz"
Ricky Martin, cantor

"Descanse em paz, Elizabeth Taylor. Rainha do glamour".
Paloma Faith, cantora



A morte foi anunciada pela rede ABC e confirmada pelo filho da atriz, Michael Wilding, e pelo seu assessor.

O assessor de Taylor declarou que ela morreu "cercada por seus filhos: Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton". Taylor tinha ainda dez netos e quatro bisnetos.

Segundo a ABC, a família planeja realizar um funeral particular no final desta semana.

"Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição estava estável e era esperado que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu", completou o assessor.

Seu filho Michael Wilding soltou o seguinte comunicado: ""Minha mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo com grande paixão, humor e amor. Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo."

A atriz estava internada no centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, desde o início de fevereiro, com problemas no coração.

Taylor foi diagnosticada em 2004 com a doença que a vitimou. A insuficiência cardíaca congestiva é uma patologia que impede o coração de bombear sangue oxigenado suficiente para suprir as necessidades dos demais órgãos do corpo, o que gera uma sensação de fadiga, dificuldade de respirar, aumento de peso, entre outros problemas.

Em 2009, Taylor foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas há mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica. Vencedora de dois Oscar, Elizabeth Taylor foi operada de um tumor no cérebro em 1997.



FONTE: FOLHA.COM

Número de mortos no Japão por terremoto e tsunami passa de 9.400


O número de mortos pelo terremoto e o posterior tsunami do dia 11 no Japão foi atualizado para 9.408 e o de desaparecidos, para 14.716, segundo o último boletim da polícia japonesa.

Doze dias depois do terremoto de magnitude 9 no litoral nordeste do Japão, o pior desastre natural no país após a Segunda Guerra Mundial, a previsão é que o número de vítimas chegue a 19 mil, enquanto se tenta reconstruir as estruturas danificados para atender aos desabrigados.

Do total de mortos, 4.080 foram identificados e 2.990 já foram entregues às suas famílias.

Cerca de 320 mil pessoas foram evacuadas de suas casas a 2.100 abrigos temporários em 16 províncias, segundo a última apuração da agência local "Kyodo".

Entre eles se encontram os 200 mil evacuados nos arredores da usina nuclear de Fukushima, onde técnicos e militares lutam dia e noite para diminuir a temperatura de seus reatores para evitar vazamento radioativo.

Segundo os números oficiais, em Miyagi houve 5.364 mortos, além de 2.773 em Iwate e 735 em Fukushima, enquanto os desaparecidos são contados aos milhares nessas três províncias, as mais devastadas.

Mais de 600 réplicas já sacudiram o território do Japão depois do terremoto.


  
FONTE: Do UOL Notícias* / Em São Paulo
Habeas corpus é concedido a manifestantes contrários à visita de Obama


O desembargador Cláudio Luis Braga Dell'Orto, do Tribunal de Justiça do Rio, concedeu na manhã desta segunda-feira, dia 21 de março, durante o Plantão Judiciário, habeas corpus em favor de 12 envolvidos na manifestação contra a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil. Eles foram presos na noite de sexta-feira, dia 18, quando participavam de ato nas proximidades do Consulado dos Estados Unidos, no Centro do Rio. De acordo com registro de ocorrência da 5ª DP, todos foram enquadrados nos crimes de incêndio e lesão corporal leve.

 O desembargador considerou que os argumentos para a prisão não subsistem mais, tendo em vista que Barack Obama já deixou o país. Na sexta-feira à noite, o juiz João Felipe Ferreira Mourão, do Plantão Judiciário, manteve a prisão do grupo, alegando a repercussão social do ato e pelo bem da ordem pública.

 “Independentemente da análise do conteúdo probatório já produzido e considerando a tipicidade prévia lançada pela autoridade policial, conclui-se pela ausência da necessidade e utilidade da custódia cautelar dos pacientes. Os argumentos utilizados pelo juízo plantonista em prol da ordem pública não subsistem diante do encerramento da visita da autoridade estrangeira ao território brasileiro”, escreveu o magistrado na decisão. 

O desembargador lembrou ainda que a gravidade das condutas é média e a pena branda, sendo o regime prisional aberto.

 Os beneficiados pelo habeas corpus são Gilberto Borges Nogueira da Silva, Gualberto Izaias de Oliveira Tinoco, Gabriel de Melo Silva Paulo, Andrieve Martins Santos de Paula, José Eduardo Figueiredo Brauwschweiger, Thiago Barcelos Loureiro, Gabriela Proença Natal Costa, Yuri Proença Natal Costa, Pamela Leal Marinho Rossi, Rafael Alves Rossi, Wagner Luiz de Vasconcelos e Maria de Lourdes Pereira da Silva.

 O habeas corpus foi impetrado pelo advogado Jorge Bulcão Coelho. Ele disse que seus clientes participavam de manifestação pacífica com bandeiras, quando foram surpreendidos por coquetéis molotov atirados por terceiros contra o consulado dos EUA. Segundo ele, nenhum artefato foi encontrado com eles. Durante o ato, o menor J.P.A.T. também foi apreendido, já tendo sido liberado.



FONTE: TJRJ

Notícia publicada em 21/03/2011 16:41