sábado, 24 de março de 2012

"A dor é dilacerante", desabafa Malga Di Paula sobre morte de Chico Anysio

No final da madrugada deste sábado (24), cerca de 13 horas após a morte de Chico Anysio, a mulher do humorista, Malga Di Paula, voltou a desabafar em sua página no Twitter. "A dor é dilacerante...", escreveu ela por volta das 5h da manhã.

Antes disso, na noite de sexta-feira (23), ela já havia falado pela primeira vez sobre a morte do marido: "Aprox.15 hrs d hj os refletores do céu foram ligados... O Show d Chico Anysio estava para começar. A platéia??? Os anjos aplaudindo em pé...". O primeiro lamento veio na sequência de uma frase de esperança pela recuperação do marido. "Enquanto há fé, há esperança".

Durante os três meses de internação de Chico, desde o dia 30 de novembro do ano passado, Malga usou seu Twitter como ferramenta de informação para os fãs do humorista.

O velório de Chico Anysio, morto na tarde desta sexta-feira em decorrência de falência de múltiplos órgãos, acontece neste sábado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo advogado do humorista, Paulo Cesar Pimpa, na porta do hospital Samaritano, onde Chico passou mais de 3 meses internado.

A previsão é de que a cerimônia comece ao meio-dia, em evento fechado para familiares e amigos mais próximos. Às 14h, o Theatro Municipal será aberto ao público. O corpo do comediante será cremado no domingo (25), no crematório do Cemitério do Caju, ainda sem previsão de horário.

Segundo o advogado, a economista Zélia Cardoso de Mello, ex-mulher do comediante, que atualmente mora em Nova York, está a caminho do Rio de Janeiro e deve acompanhar a cremação. Com Zélia, Chico teve dois filhos, Rodrigo e Vitória.

O humorista Renato Aragão diz que ficou "órfão" com a morte de Chico Anysio. "Nós, humoristas, estamos órfãos, mas muito agradecidos. O Brasil ficou órfão, ele era um ator, redator, um exemplo de multi talentos. Ele ajudava quem precisava e quem não precisava, era um exemplo de generosidade para qualquer um."

Aragão conta que soube da notícia e teve um "susto". "Foi um susto, minha mulher me comunicou e eu não estou acreditando no que aconteceu. Apesar de a gente já estar prevendo, estava muito esperançoso de que ele voltasse."

Aragão conta que conheceu Chico quando ainda não trabalhava com humor e era bancário, no Ceará. "Ele começou no rádio, e ouvi ele pela primeira vez lá. Só me encontrei com ele quando vim para o Rio, trabalhar na Excelsior. Ele me ensinou muito, nunca me esqueci. Demoraria um ano para falar dele, ele trabalhou em todas as televisões do Brasil e sempre foi uma explosão, e queria continuar trabalhando. Nunca se entregou".

Quem também se emocionou com a morte de Chico foi a atriz Cláudia Jimenez, que interpretou a personagem Cacilda na "Escolinha do Professor Raimundo". Na porta do hospital Samaritano, ela lembrou o incentivo que Chico deu a sua carreira. "O Brasil perde o humorista, e eu perco meu amado mestre".

O humorista, ator e escritor Chico Anysio morreu, aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após choque séptico causado por infecção pulmonar, às 14h52, desta sexta-feira (23). Chico não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Samaritano.


VEJA OUTRAS DECLARAÇÕES SOBRE A MORTE DE CHICO ANYSIO


O Brasil perde o humorista, e eu perco meu amado mestre. Ele me inventou. Aquela pessoa que disse: 'pode ir que vai dar certo', foi ele quem me disse. Eu tenho certeza que lá no céu já tem uma rodinha com grandes humoristas: o Rogério Cardoso, o Costinha, já devem ter preparado uma festa para ele. Para mim, ele foi o melhor artista do Brasil.
Cláudia Jimenez, atriz, no Hospital Samaritano, no Rio

Meu garoto, meu pai-pai... Trabalhei com ele 50 anos. É a maior perda do humor brasileiro. Ele era um mestre, um gênio. Basta ver, é só a ligar a TV. Um mago do humor. Compositor, redator, ele era completo. Não tinha ninguém parecido como ele, nem no Brasil, nem no mundo. O Brasil perde, mas ficará com sua imagem e sua lembrança. Podem levar este corpo, mas seu legado não vai acabar.
Castrinho, o Seu Geraldo da "Escolinha do Professor Raimundo", no Hospital Samaritano, no Rio

Para o Chico, como pessoa, a partida foi importante, mas, para a gente, vai ficar a saudade da cultura e da genialidade dele.
Marcos Oliveira, o Beiçola de "A Grande Família", no Hospital Samaritano, no Rio

Chico deixou um legado de centenas de artistas que devem a ele a oportunidade de exercer a sua atividade. Uma família maravilhosa. Acho que tenho que levar para a vida tudo que ele me ensinou: sempre com muito humor. Ele era um barato de pessoa.
André Mattos, o seu Fininho da "Escolhinha do Professor Raimundo", no Hospital Samaritano, no Rio

Lamento muito, ele sofreu tanto até aqui... Para mim, é um amigo de tantos anos... Trabalhamos juntos muitos e muitos anos e continuamos juntos no [canal] Viva. Diariamente mato as saudades com ele... É a vida. Também já vou fazer 93 anos, sinto muito, não tenho palavras para descrever. Que descanse em paz.
Orlando Drummond, o Seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo", por telefone

Chico Anysio era a cara do Brasil.
José Simão, colunista do UOL, por telefone

Ele me lapidou quando eu cheguei do Ceará. Ele era devoto de São Francisco e tinha esse lado franciscano de compartilhar, ajudar o próximo. Há uma frase de Chico que não me esqueço. Ele dizia: 'Tom, há dois tipos de humor, o que faz rir e o que não faz rir. A morte dele encerra um ciclo de humor e de dramaturgia do Brasil.
Tom Cavalcante, humorista, em entrevista à "Folha de S.Paulo"

Chico Anysio foi um dos artistas mais brilhantes que o nosso país já produziu, exercendo várias funções em diversos veículos de comunicação durante mais de seis décadas. Com o seu talento e sensibilidade, criou e interpretou caricaturas inesquecíveis de tipos humanos. Trabalhou incansavelmente durante toda a vida para levar alegria e diversão aos brasileiros. Nessa hora de tristeza, quero me solidarizar com os seus parentes, amigos e com toda a legião de admiradores que conquistou com a sua criatividade.
Dilma Rousseff, presidente da República, em nota oficial

Do começo no rádio, chegando à TV com mais de uma centena de personagens que retratavam o Brasil de norte a sul, deixou uma profunda lembrança em todos nós.
O humor de Chico era, ao mesmo tempo, popular e cerebral. São tantos e queridos personagens. Certa vez, Chico lamentou que a vida chegasse ao fim. Legou, porém, uma imensa e valiosa obra.
Ana de Hollanda, ministra da Cultura, em nota oficial

No humor existe um AC e um DC: antes de Chico e depois de Chico. Isso mostra o impacto dele no universo do humor. Sempre muito gentil, conversava e ouvia a todos. Ele era grande no que fazia e, ao mesmo tempo, muito generoso e afável com a nova geração. Uma grande perda.
Rafael Cortez, humorista, por e-mail

Chico Anysio sempre foi lembrado durante toda sua vida pela qualidade do seu trabalho e continuará sendo lembrado pelo mesmo motivo depois de ter partido. Quem está na luta todo dia sabe que isso não é fácil, é algo realmente para poucos... seu legado é inspirador.
Danilo Gentili, humorista, por e-mail

Chico Anysio faz parte da história da comunicação do país. Sempre foi um profissional à frente do seu tempo. Nos anos 60, 40 anos antes de começarmos com esse movimento de stand-up comedy, ele já fazia comédia de cara limpa com um texto brilhante. Puxei o saco mesmo. Sou muito fã.
Rafinha Bastos, humorista, por telefone

No fundo foi um alívio, porque ele sofria há muito tempo. É claro que perdemos um grande comediante e, mais importante, um cara que lançou tanta gente. O cara ser comediante genial e hilário é incrível, mas ainda por cima ser generoso e abrir portas, levantar a bola de amigos e novatos... Ele sabia que para ser um bom comediante precisava também estar ao lado de bons roteiristas e comediantes. Ser só genial não bastava, era preciso estar cercado de gente boa. Ele era genial e generoso. Qualidade que no meio, onde o ego impera, vale muito. É muito difícil ver genialidade e generosidade em uma só pessoa.
Fábio Porchat, humorista, por telefone

Sou da geração que viu os programas dele, imitava um personagem ou outro... Gostava muito do Alberto Roberto, que era engraçadíssimo. Ele conseguia ser elegante e ao mesmo tempo poopular, sem ser escatológico. Ele é a prova de que tem como ser popular e se comunicar bem, sendo elegante. Ele me falou uma coisa incrível sobre a popularidade: 'Meu querido Marcelo, o artista, precisa se comunicar, se ele não se comunica, ele não é artista'. É um exemplo que levei para a vida. O artista não tem que ter essa culpa em ser popular.
Marcelo Médici, humorista, por telefone

Se vai o mestre dos humoristas. Seu estilo e seu humor eram vários estilos e eram todos os humores, influenciaram gerações de comediantes e espectadores. Muitas foras as alegrias, e que sua paz seja tão grande quanto foram nossos sorrisos. E a gente fica aqui, chico, tentando lembrar de tantos momentos bons, tentando rir ao invés de chorar.
Bruno Motta, humorista, por e-mail

O Chico foi uma grande referência para nós artistas. Um grande ator e autor. Lutou pela vida até o final. Ele demonstrou humor nos últimos momentos.
Marcelo Picchi, ator, no hospital Samaritano, no Rio

O Chico Anysio é uma grande referência no humor. Foi um dos precursores da stand up comedy no Brasil. Ele era tão completo, que podemos dizer que foi o único comediante a inspirar todas as áreas do humor. Ele influenciou quem faz stand up, quem atua com personagens, a turma do improviso, a comédia no teatro, na televisão e no rádio.
Mau Meirelles, novo integrante do "CQC", por e-mail

É um dia muito triste, a genialidade e a importância do Chico para a comédia são indiscutíveis. Trabalhou até o fim da vida e deixou uma obra absurda. Descanso merecido.
Murilo Couto, humorista, por e-mail

O Chico será sempre uma referência. Ele era vivo no que fazia, uma pessoa naturalmente engraçada, falava o que pensava. Ele é avô da minha filha, era meu sogro. O Chico era o Chico.
Heloísa Périssé, atriz, em entrevista à Globonews

Chico [Anysio] teve uma importância fundamental na minha vida, ele me incentivou a seguir a carreira de humorista. A comédia brasileira perdeu seu maior gênio. Não podemos esquecê-lo nunca É muito duro perdê-lo.
Lúcio Mauro Filho, ator, em entrevista à Globonews

Chico, descansa em paz!! Obrigada por tudo que proporcionou a quem teve a sorte de conviver, de trabalhar com você e a todos que levou alegria com seu imensurável talento! A você, meu amor eterno!
Alcione Mazzeo, ex-mulher de Chico, pelo Facebook

Chico Anysio foi um homem importante para a história do Brasil . Ele deu a oportunidade de novos e velhos comediantes se conhecerem. Trabalhar com ele na 'Escolinha' [do Professor Raimundo] foi um grande aprendizado. Ele trabalhava de forma profunda.
David Pinheiro, o Armando Volta (Sambarilove) da "Escolinha do Profressor Raimundo", em entrevista à Globonews

É um luto nacional. Chico é um herói nacional. Ele é um guerreiro, lutou até o último minuto. Estou com o meu coração dilacerado, de tanto que amava esse homem.
Agildo Ribeiro, humorista, em entrevista à Globonews

O Brasil inteiro estava vivendo essa agonia, é uma morte que deixa o país inteiro comovido. Chico é o maior criador do Brasil, ele é insubstituível.
Jô Soares, apresentador, em entrevista à Globonews

Nunca mais vai ter Pelé e nunca mais vai ter Chico Anysio. Nenhum ator que eu conheça conseguiu fazer a quantidade de personagens do Chico.
Ziraldo, cartunista, em entrevista à Globonews

Perdemos o maior ator comediante do mundo. Nunca houve na história da comédia mundial quem tenha feito o que o Chico Anysio fez. Quase 400 personagens. Uma fonte de arte. Ele se tornou o maior ator do mundo, de todas as épocas. Foi um grande colega, um grande amigo, uma pessoa extraordinária. O Chico era um paizão. Aquela escolinha abrigou muita gente. Alguns que já estavam quase esquecidos. Foi uma pessoa fantástica em tudo o que fez. Foi um paizão, se casou muitas vezes, teve muitos filhos e sempre foi um paizão. Tenho certeza que eles perderam um grande pai.
Paulo Silvino, ator, em entrevista à GloboNews

Às vezes ele entrava no camarim, ficava umas três horas se maquiando e saía com outro personagem. Era impressionante! Ele dava ideia a todos os atores que contracenavam com ele, pegava um microfone, dirigia todo mundo e em seguida interpretava. Ele tinha três cabeças: a do ator, a do diretor e do personagem.
José de Abreu, ator, em entrevista à GloboNews

Conheci o Chico quando era menina e ele ficou marcado na minha vida. Era um ator completo. Recentemente ele compôs uma canção homenageando o Rio de Janeiro e me citou na letra, chorei quando ouvi.
Regina Casé, apresentadora, em entrevista à Globonews

Chico Anysio deixa vivo centenas de personagens. Fica em paz
Serginho Groisman, apresentador, pelo Twitter

RIP Chico Anysio! Guerreiro! Mestre! Força para a família!
Fernanda Paes Leme, atriz, pelo Twitter

Morre uma estrela...Chico Anysio irá abrilhantar o céu agora!!
Geisy Arruda, empresária e integrante da "Escolinha do Gugu", pelo Twitter

Vou ali, chorar a morte do amigo Chico Anysio
Falcão, cantor e compositor, pelo Twitter

Em estado de choque, sou louca por Chico Anysio , meus sentimentos a toda a família, meu amigo Bruno, Cícero e Malga di Paula amo vocês!!
Preta Gil, cantora, pelo Twitter

"Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!"
Marcelo Tas, apresentador, pelo Twitter

O brasil ficou menos divertido.
Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter

Meu coração hoje está triste,porque perdemos uma das nossas referencias do humor eu tive o prazer de estudar na maior escolinha do Brasil. Com certeza todos que conheceram o Chico sabem o quanto ele foi amigo dos amigos não só grande humorista como um tremendo bom caráter.
Sérgio Mallandro, comediante, pelo Twitter

Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira pra gente ver e aprender!
Marcelo Adnet, humorista, pelo Twitter

Triste, muito triste com a partida de Chico Anysio!
Glória Perez, autora de novelas, pelo Twitter

Chico Anysio obrigado pela alegria que trouxe ao mundo! Vá com Deus.
Marco Pigossi, ator, pelo Twitter

Mais uma grande perda do Brasil... Chico Anysio vá em paz guerreiro! Você ainda permanece aqui, dentro de nós.
Chorão, vocalista do Charlie Brown, pelo Twitter

Chico Anysio é um gênio e mestre do humor...R.I.P Chico!!!!!
Sabrina Sato, humorista, pelo Twitter

Chico Anysio foi, é e sempre será o Rei do humor genuinamente brasileiro!
Ana Hickmann, apresentadora, pelo Twitter

O Brasil perde a graça... Chico Anysio suas historias seu talento e sua luta ficarão pra sempre!
Adriane Galisteu, apresentadora, pelo Twitter

Difícil é o adeus... até breve Chico! Missão cumprida!!!
Ângela Bismarck, modelo, pelo Twitter

Obrigado Chico Anysio.
Marcos Mion, apresentador, pelo Twitter

Tive o grande prazer de atuar com o Chico Anysio e digo uma coisa. Morreu o MAIOR humorista que existiu no Brasil.
Dira Paes, atriz, pelo Twitter

Meu Deus.Anjos, Espiritos do bem manifestai-vos.Nosso Chico se foi.
Tom Cavalcante, humorista, pelo Twitter

Desejo toda a FORÇA do mundo á família do GRANDE Mestre dos Mestres Chico Anysio.
Rodrigo Sant'anna, a Valéria Bandida de "Zorra Total", pelo Twitter

O Chico era uma unanimidade nacional. Para meu entender ele fez um humor extraordinário, sem obscenidade, sem ofensa, sem sexo e um humo que era o humor do povo brasileiro. Era um ator excepcional. Todos os personagens dele tinham alma. Não só com rosto e voz diferente, mas com espírito diferente. Não eram caricaturas, eram personagens reais.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, empresário, em entrevista à Globonews

Sem acreditar na triste notícia da "despedida" de Chico Anysio. Amigo querido, gênio do humor, patrimônio nacional.
Amaury Jr., apresentador, pelo Twitter

Chico Anysio não morreu, gênios como ele nunca morrem, fica tudo que ele fez para sempre.
Silvio Luiz, jornalista, pelo Twitter

CHICO ANYSIO mestre de uma inteligencia que me fez muito feliz... Obrigado Chico e meus sentimentos ao amigo Bruno Mazzeo...
Marcelo D2, músico, pelo Twitter

Chico Anysio, um dos maiores mestres do humor da TV Brasileira. #RIP Meus sentimentos para o querido Bruno Mazzeo e familiares.
Didi Wagner, apresentadora, pelo Twitter

Eu e Marcelo Adnet estamos muito tristes, adorávamos o Chico Anysio. Força pra família deste comediante que sempre nos alegrou.
Dani Calabresa, humorista, pelo Twitter

Um mestre que nos ensinou tudo, no humor todo mundo é substituível, menos Chico Anysio.
Victor Sarro, humorista, pelo Twitter

Alô amigo Chico Anysio: meu show hoje no Circo Voador vai ser pra você.
Erasmo Carlos, cantor, pelo Twitter

Mestre Chico Anysio, te amarei pra sempre, um beijo no coração de seus filhos e suas famílias. A tristeza não...
Wilson Simoninha, músico, pelo Twitter

Descanse em paz mestre Chico Anysio, artista genial.
Ed Motta, cantor, pelo Twitter

Não se morre, fica-se encantado - Guimarães Rosa (para Chico Anysio).
Jean Wyllys, ex-BBB e deputado federal, pelo Twitter

Querido Chico Anysio, vocês estará para sempre em nossos corações e sorrisos. Beijos, com muito amor!
Babi Xavier, apresentadora, pelo Twitter

Quem sempre me fez rir hoje me faz chorar!
Claudia Leitte, cantora, pelo Twitter

Nossa homenagem ao eterno mestre do humor Chico Anysio!! Descanse em Paz.
Zezé di Camargo e Luciano, dupla sertaneja, pelo Twitter

Chico Anysio foi o maior Humorista desse pais!!! Poxa Chico... dessa vez não teve graça!!! Vai com deus!!!
Paulo Gustavo, ator, pelo Twitter

Muito muito triste pelo Chico... Ele é o melhor! Eterno! Gênio! Humilde! Único! Uma perda para todos nós.
Tata werneck, humorista, pelo Twitter

Um grande beijo para todos que estão sofrendo com a partida do nosso Chico, Deus sabe sempre o que faz. Muito obrigado por tudo MESTRE. Sei que vou parar de chorar, mas está difícil gente, o Chico sempre será MUITO inportante pra mim e para o BOM HUMOR.
Eri Johnson, ator, pelo Twitter

Chico Anysio era um dos maiores artistas do audiovisual. Ele soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão.
Sérgio Cabral, Governador do Rio de Janeiro, pelo Twitter

Sinto aquele silêncio apertado. Nosso agradecimento aqui a você, mestre Chico, por tudo. Descanse em paz. Ao amigo Bruno, aos familiares e amigos, meu sincero sentimento.
Fabio Assunção, ator, no Facebook

Mais do que nunca RIP Mestre Chico Anysio! Meu personagem favorito é Painho!! Amo pra sempre!!
Astrid Fontenelle, apresentadora, pelo Twitter

Grande mestre, multi-artista de talento inigualável... Sentimentos à família do inesquecível Chico Anysio.
Cássio Reis, ator, pelo Twitter

Chico Anysio sabia utilizar como poucos uma virtude: ele sabia ouvir. Prestava atenção nas pessoas simples. E assim criou seus personagens.
Britto Jr., apresentador, pelo Twitter

O Brasil perdeu hoje um dos mais completos humoristas e artistas da nossa história recente. Ao longo da sua carreira, Chico Anysio criou e protagonizou personagens brilhantes, que encantaram e divertiram gerações de brasileiros. Lamento profundamente a sua morte e, em nome de SP, me solidarizo com sua família, parentes e amigos.
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, pelo Twitter

Chico Anysio. Ai Deus... Cuide dele, com muito amor. Amém.
Luiza Possi, cantora, pelo Twitter

Chico Anysio está no inconsciente da maioria dos brasileiros da melhor forma possível: com alegria!!!
Oscar Filho, humorista, pelo Twitter

Meus sentimentos à família do querido Chico Anysio. Meu coração nesse momento não consegue expressar com palavras o tamanho da minha dor!
Susana Vieira, atriz, pelo Twitter

Ele fez a gente acreditar que cada personagem que ele criou existia! Obrigada, Chico, pela sua obra, pelas risadas e pela inspiração! Te amo.
Fernanda souza, atriz, pelo Twitter

Triste pelo Chico... Trabalhei com ele já e tenho profunda admiração por ele e carinho pelo Bruno...
Luana Piovani, atriz, pelo Twitter

O gênio agora descansa.
João Gordo, músico, pelo Twitter

O mestre do humor descansou! Vai em Paz!
Jonatas Faro, ator, pelo Twitter

Chico Anysio, Bento Carneiro, Bozó, Alberto Roberto, Coalhada, Haroldo, Painho, Nazareno. Sentiremos falta de todos voces. Valeu Chico!
Felipe Andreoli, humorista, pelo Twitter

Minha admiração e respeito por Chico Anísio. Deixo meu carinho ao amigo Bruno Mazzeo e toda a sua familia. Sem dúvida o céu está mais divertido.
Luciano Huck, apresentador, pelo Twitter

Triste com a morte do mestre Chico Anísio com quem fiz o meu primeiro trabalho na tv, padrinho do Cócegas e gênio máximo da comédia!
Ingrid Guimarães, atriz, pelo Twitter

Chico Anysio, mestre de todos nós humoristas, um cara insubstituível.
Beto Silva, integrante do Casseta & Planeta, pelo Twitter


FONTE: UOL