terça-feira, 18 de maio de 2010

Paquistanês suspeito por carro-bomba em Nova York se apresenta a um tribunal pela primeira vez
Faisal Shahzad, o paquistanês naturalizado norte-americano acusado de armar um atentado frustrado em Times Square em 1º de maio, se apresentou pela primeira vez à Corte Federal nesta terça (18), segundo promotores.

As autoridades americanas acusam Faisal Shahzad de ter levado um carro-bomba à Times Square, um dos locais mais movimentados de Nova York, com a intenção de matar o máximo possível de pessoas.

De acordo com o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Erick Holder, o paquistanês será indiciado por terrorismo e posse de armas de destruição em massa.

Shahzad nasceu em junho de 1979 numa família de militares oriunda de Pabbi, a noroeste de Islamabad, capital do Paquistão. Recentemente, ele passou cinco meses em seu país natal, e voltou aos EUA em fevereiro. Naturalizou-se norte-americano no ano passado. Ele chegou inicialmente aos EUA em 1998, com visto de estudante.

Promotores dizem que Shahzad admitiu ter recebido treinamento no Waziristão, reduto do Taliban e da Al Qaeda no noroeste do Paquistão. O suspeito se formou em ciência da computação e engenharia, e em 2005 obteve mestrado em administração pela Universidade de Bridgeport (Connecticut).

Em seu currículo ele se descreve como alguém que gosta de computadores, de esportes e de conversar com pessoas "de diferentes origens". Shahzad trabalhou cerca de três anos como analista financeiro júnior na filial de Norwalk (Connecticut) do Affinion Group, consultoria de marketing e negócios, até junho de 2009, segundo a empresa. A polícia de Nova York diz que ele trabalhou também na fábrica de cosméticos Elizabeth Arden.

O departamento de hipotecas do JPMorgan Chase processou Shahzad em setembro por não ter pagado as prestações de uma casa de três dormitórios em Shelton, Connecticut. Ele devia mais de 200 mil dólares, numa casa que havia comprado por 273 mil dólares em 2004. Shahzad usou sua parte no imóvel para obter outro empréstimo, de 65 mil dólares, do banco Warchovia, em fevereiro de 2009.

Shahzad é casado com Huma Mian, com que tem dois filhos. O casal teria se casado em 2008. A família dele supostamente estaria vivendo perto de Peshawar, no Paquistão.

Vizinhos dele em Connecticut disseram que a família era tranquila e usava trajes tradicionais islâmicos.

O pai dele, Bahar-ul-Haq, é um vice-brigadeiro, e seu tio, general da reserva Tajul Haq, foi inspetor geral do Corpo de Fronteira.

FONTE: UOL / Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.