sábado, 19 de junho de 2010

Filho de ex-presidente do Quirguistão busca asilo no Reino Unido, diz agência



O filho do presidente deposto do Quirguistão Kurmanbek Bakiev, Maxim Bakiev, está buscando asilo no Reino Unido, informou nesta sexta-feira a Associação Britânica de Imprensa.

A agência de notícias citou o escritório de advocacia Carter Ruck, sediado em Londres, afirmando que Maxim Bakiev, 33, teria recebido autorização temporária para entrar no Reino Unido. A empresa não retornou ligações para confirmar a informação nesta sexta-feira.

A agência também afirmou que Bakiev teria ganho "asilo temporário", mas o Home Office, responsável por imigração e fronteiras, disse que isso não existe nas leis britânicas.

Uma porta-voz do Home Office disse que, em geral, pessoas em busca de asilo são autorizadas a permanecer no Reino Unido enquanto seus pedidos são julgados. Ela disse que o governo não vai dar mais informações sobre o assunto.

O pai de Maxim foi tirado da Presidência do Quirguistão em abril, após violentos protestos de rua após denúncias de corrupção em seu círculo próximo.

A ex-república soviética, desde então, tem vivido uma onda de tensão étnica, que a sucessora de Bakiev acusou ter sido incitada por ele.

Tanto o ex-presidente como seu filho negam as acusações.

A Associação Britânica de Imprensa citou um comunicado de Maxim no qual ele diz que autoridades no novo governo estavam culpando-o pela violência no país em um golpe para "desviar a atenção de seus próprios crimes".

"Claramente eles tentam me transformar em um bode expiatório para o caos no país", diz o comunicado. "Vejo os acontecimentos na minha terra-natal com horror.

 
 
 
FONTE: FOLHA ONLINE / DA ASSOCIATED PRESS
 
Notícia publicada em 18/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.