sábado, 18 de junho de 2011

Vacinação contra paralisia infantil e sarampo começa hoje


Começa neste sábado a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil --poliomielite- no país. 


Segundo estimativa do Ministério da Saúde, 14 milhões de crianças com menos de seis anos de idade deverão ser imunizadas.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), abrem a primeira etapa da campanha de vacinação em São Paulo, às 8h, na Unidade Básica de Saúde Parque Regina, que fica na rua Melo Coutinho, no bairro de Campo Limpo, zona sul de São Paulo.


Crianças de um ano até menos de sete devem tomar a vacina contra o sarampo em oito Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.


A campanha contra a doença começaria em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6.500 casos suspeitos no continente, 5.000 deles na França.


De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão dessas unidades da federação foi decidida de acordo com três critérios: tamanho da população, número de pessoas que viajam para o exterior e quantidade de turistas recebidos. A segunda fase da campanha tem início no dia 13 de agosto.


SÃO PAULO

Cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais participarão dos atendimentos no Estado de São Paulo.


A meta da Secretaria de Saúde do Estado para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças, equivalente a 95% das crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo, a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 3,17 milhões de crianças.


A Secretaria de Saúde informou que nenhum caso de paralisia infantil foi registrado no Estado desde 1988.


SINTOMAS

Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, segundo a Secretaria de Saúde, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.




FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.