terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeito do Rio já admite "deficiências" e dificuldades de combater dengue


Com o aumento no número dos casos de dengue no Rio em 2011 -- a quantidade registrada este ano já é superior à soma dos casos registrados em 2009 e 2010 -- o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB), admitiu na manhã desta quinta-feira (24) que a prefeitura está com dificuldades de combater a doença.

"A gente tem várias deficiências. Não há condições de a prefeitura saber onde está cada pocinha d'água na cidade. A população tem que ajudar", afirmou Paes após a inauguração das obras de um novo camelódromo, no Centro do Rio.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde do Rio, desde o início do ano já foram registrados 8.315 casos da doença. Em todo o Estado fluminense, já são 26.258 casos registrados até o dia 19 de março. Dezoito pessoas já morreram no Estado em 2011 por causa da dengue.

Além das mortes, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou os primeiros dois casos do tipo 4 da dengue em Niterói. O vírus já tinha sido identificado na Bahia. Com a chegada do novo vírus ao Estado do Rio, o risco de uma epidemia aumenta bastante, pois a população não está imunizada.

"Eu não sou especialista em vírus da dengue, mas óbvio que [o vírus 4] preocupa. Ano que vem deve ser um ano de maiores complicações. A gente precisa trabalhar muito agora para evitar que no ano que vem haja uma epidemia", afirmou Eduardo Paes.


Mudança de critério

No início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio decidiu mudar o critério para definir se um bairro tem epidemia de dengue ou não. Até então, para ser constatada epidemia, a taxa de pessoas com a doença deve ultrapassar os 300 casos numa população de 100 mil pessoas.

Com a mudança, apenas esse dado não basta. O bairro tem que mostrar uma linha ascendente de casos de dengue nas últimas cinco semanas para que seja considerada uma epidemia. Com isso, 14 bairros do Rio escaparam, do dia para a noite, da epidemia.

No Estado do Rio, no entanto, sete municípios já vivem surto de dengue: Bom Jesus de Itapaboana, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Magé, Guapimirim, Seropédica e Mangaratiba.




FONTE: UOL / Daniel Milazzo - Especial para o UOL Notícias, No Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.