sábado, 22 de maio de 2010

Talibã ataca base da Otan no sul do Afegenistão e fere soldados




Militantes tentaram invasão em ataque terrestre após disparos de foguetes. Ainda não há informações sobre número de soldados feridos.







Vários soldados da Otan foram feridos neste sábado (22) num disparo de foguetes por militantes do Taliban contra um campo de pouso em Kandahar, no sul do Afeganistão. Há o temor de que insurgentes possam ter entrado na base, informou a organização.
O disparo de foguetes e granadas de morteiro foi seguido de um assalto terrestre contra a enorme base em Kandahar, a capital espiritual do Taliban, onde as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão preparando uma série de ofensivas para impor seu controle sobre a província.
"O campo de pouso de Kandahar ficou sob fogo indireto hoje por volta das 20h (horário local) e pouco depois foi iniciado também um ataque terrestre", disse um porta-voz das forças lideradas pela Otan no Afeganistão, coronel Todd Vician.
Um pequeno número de soldados da Otan ficou ferido, acrescentou. "Pode haver insurgentes na base", declarou um outro porta-voz, major Fred Vemos. Ele disse que as forças de segurança responderam ao ataque, mas não deu detalhes.
Uma fonte de inteligência da base afirmou que foram três foguetes. Um deles atingiu um terminal de helicópteros usados por tropas estrangeiras, ferindo quatro estrangeiros, outro caiu sobre uma área de compras e o terceiro não alcançou nenhum alvo significativo.
As pessoas na base receberam ordens de ir para abrigos e foi feito um alerta por alto-falante sobre o perigo de ataque terrestre, disse um jornalista que estava lá. "Eles (os insurgentes) podem ter penetrado na base. Há relatos de disparos de armas pequenas", afirmou Lucian Read.
O ataque ocorreu dias depois de uma ousada investida do Taliban contra uma das maiores bases da coalizão liderada pela Otan, em Bagram, ao norte da capital afegã, matando um empreiteiro norte-americano e ferindo nove soldados, também dos EUA.
O Taliban anunciou que lançaria uma ofensiva a partir de 20 de maio contra o governo, forças estrangeiras e diplomatas no Afeganistão, em resposta contra os planos da Otan de iniciar uma operação contra o mais forte reduto do grupo, a região de Kandahar, no sul afegão.

FONTE: G1 / REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJANDO, DEIXE SEU COMENTÁRIO. SERÁ LIDO, COM PRECIOSO ZÊLO E ATENÇÃO. OBRIGADA.